Eu tenho certeza de que, se você não está se queixando de queda capilar, algum amigo está! Esse tem sido um assunto super comum nas redes sociais, consultórios e conversas entre amigos. A queda de capilar durante a quarentena tem sido um, entre tantos outros, efeitos da pandemia.
Isso pode acontecer por diversos motivos, mas a alteração brusca da rotina é o principal. As pessoas estão passando mais tempo em casa do que anteriormente e algumas delas podem estar sentindo esse isolamento de forma mais aguda do que outras.
A seguir daremos algumas dicas para minimizar esse efeito:
> Água
Mostramos anteriormente a importância de beber água diariamente. Manter o nosso corpo hidratado fará que o nosso cabelo se sinta cuidado de dentro pra fora.
Mas atente-se à água do banho! É importante lavar os cabelos todos os dias para que você consiga mensurar a sua real queda capilar durante a quarentena.
É normal perdermos mais ou menos 100 fios por dia. Quando intercalamos a lavagem do cabelo acabamos acumulando esses fios que caem de forma natural. Então quando vamos tomar o banho nos deparamos com uma quantidade maior caindo e nos assustamos.
> Alimentação
A nossa alimentação é um dos nossos hábitos impactados durante a pandemia. O fator emocional afeta diretamente os alimentos que ingerimos. Que atire a primeira pedra quem nunca “descontou na comida” alguma tristeza ou frustração.
Nós já mostramos como a alimentação influencia na saúde dos fios, sendo assim, manter uma boa alimentação vai ajudar a controlar a queda de cabelo durante a quarentena. Não precisa seguir uma dieta à risca se essa não for a sua realidade. Restringir ou cortar alimentos que você gosta pode acabar gerando um estresse e provocando efeito contrário! Comece incluindo alimentos saudáveis no seu dia-a-dia. Seu cabelo agradece
> Medicamentos
Com o emocional abalado por toda a situação que estamos vivendo, muitas pessoas acabam optando por tomar determinados medicamentos. Todo remédio possui efeitos colaterais, dependendo do medicamento, a queda pode ser um deles. Por isso é importante que essa medicação seja feita por um profissional.
Além disso, a queda de cabelo pode ser um alerta de alguma deficiência nutritiva do seu organismo. Então, se você acha que de fato a sua queda capilar durante a quarentena aumentou muito, procure o seu médico.